A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas deu início ontem à campanha de vacinação contra a influenza. E diante da pandemia do coronavírus, o município adotou estratégias que visam diminuir aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde e, assim, diminuir o risco de possíveis infecções de Covid-19 no município.

Na primeira etapa da campanha, que deve imunizar idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde, as doses estão sendo feitas das 8h às 12h. Na cidade, as vacinas estão sendo feitas ao ar livre, na palhoça em frente à cadeia e na sala de reuniões da UBS Alto do Jiquiri. Já na Zona Rural, os pontos de vacinação foram transferidos para as escolas municipais, que têm uma área de circulação maior.

Todos os idosos aguardam as doses sentados, em cadeiras afastadas umas das outras. “Não há necessidade de correria, porque a primeira etapa da campanha vai até o dia 15 de abril. Não se preocupem, pois ninguém vai ficar sem se vacinar”, garantiu a secretária de Saúde Scheyla Gonçalves.

A partir do dia 16 de abril, começa a segunda etapa da campanha, que vai imunizar as pessoas com doenças crônicas e profissionais da educação e segurança. Já a terceira etapa, prevista para o dia 09 de maio, vai vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência.