Riacho das Almas foi destaque hoje em todo o Estado de Pernambuco nesta segunda-feira (21). O município foi escolhido como anfitrião da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que chegou à 16ª edição neste ano. O evento teve como tema “Biodiversidade: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, e trouxe uma temática voltada para apresentar soluções sustentáveis para o consumo, geração de energia e principalmente sobre o uso dos recursos naturais.

O evento teve duas palestras com o engenheiro de Recursos Hídricos da Apac Robertson Fontes e com o doutor em meteorologia da Apac Roberto Pereira. Eles falaram sobre o clima e a gestão dos recursos hídricos. Outro espaço foi dedicado à participação de três caravanas do Espaço Ciência: o Planetário Móvel, aberto à visitação, a Ciência Móvel, com diversos experimentos científicos que a comunidade pôde interagir e aprender e ainda a caravana Notáveis Cientistas, que fez um passeio pelos nomes que fizeram parte da história da produção científica do Estado de Pernambuco. Além disso, o Espaço Ciência ofereceu uma oficina de produção de foguetes. Já o IFPE realizou uma oficina de produção de tijolos ecológicos, e fez uma exposição sobre os cursos que são oferecidos pelo instituto.

Na Feira de Ciências, alunos das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino deram um show à parte. Nas barracas, eles discorreram sobre temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Em destaque, robôs que se moviam transformando energia eólica em impulsos elétricos, a produção de sabão ecológico, a degustação de um suco feito a partir de palma, também exposições com temas ligados a cidadania.

Além da Secretaria de Educação, as demais pastas também participaram do evento levando amostras do trabalho que é desenvolvido em outras áreas. A Secretaria de Agricultura levou diversos alimentos produzidos pelos agricultores locais como o abacaxi, a mandioca, o milho o jerimum e o maracujá. Os pequenos produtores também tiveram destaque com exposição de queijo, ovos e mel.

Na Saúde, o projeto premiado como uma das três melhores experiências do SUS no Brasil também ganhou um stand, onde foram comercializadas coxinhas veganas. Ainda nas tendas destinadas à Saúde, foram oferecidas orientações sobre saúde bucal, sessões de hipnose e massagem, além de acupuntura.

A Ciência e Tecnologia expôs o potencial empreendedor do município com uma mostra de jeans, artesanato, licores e doces produzidos no município. Parceiros também participaram da feira como a escola técnica Grau Técnico, a Unopar, a Prefeitura de Cumaru, a ETE Fernando Lyra, de Caruaru e a Fiocruz, que trouxe em seu stand informações sobre os apps para celular que trazem informações sobre o SUS e sobre a destinação dos recursos da Saúde para o cidadão.

Além disso, o evento teve apresentações culturais da Orquestra Municipal de Violinos, da Banda Musical 29 de Dezembro e da Banda Marcial da Escola Mário da Mota Limeira. Uma atração musical também se apresentou à tarde para o público. “Desde o desfile cívico nós estamos trabalhando essas temáticas e termos sido escolhidos como anfitriões em um evento tão importante é uma grande alegria”, comemorou a secretária de Educação Arijane Monteiro. Todas as interações e palestras tiveram preocupação com a inclusão, e utilizaram uma intérprete de libras.