A Prefeitura de Riacho das Almas através das secretarias de Saúde e Assistência Social segue oferecendo qualificação para a população riachense. Nessa semana, foi oferecida no Cras Alto do Jiquiri uma oficina para a produção de doces e geleias artesanais feitas a partir de casca de melancia e banana com casca.
Participaram da oficina mulheres que são atendidas pelo Cras. “Nesta oficina, estamos ensinando essas mulheres a terem sua própria fonte de renda produzindo doces e geleias a partir do reaproveitamento do que sobra das frutas. Os doces produzidos por elas serão comercializados em eventos da cidade com o nosso apoio, e toda a renda obtida ficará com elas para que se sintam estimuladas a dar prosseguimento às atividades”, explicou a agente administrativa do Cras Alto do Jiquiri Márcia Mireli.
A oficina foi ministrada pela nutricionista do NASF Sandra Galindo, que destacou a importância do reaproveitamento de alimentos: “Aqui, elas não só estão aprendendo a produzir doces e geleias, mas também adquirindo conhecimento sobre novas possibilidades de reaproveitar a parte de frutas que não são consideradas nobres, como as cascas da melancia, da laranja e da banana”, explicou.
A ideia surgiu depois do trabalho desenvolvido pelo “Mulheres do Vitorino”, trabalho de Saúde Mental desenvolvido pela Secretaria de Saúde e premiado em nível nacional: “O trabalho desenvolvido no Vitorino deu tão certo que nós estamos ampliando essa iniciativa e trazendo para mais mulheres riachenses, com o objetivo de dar a elas mais empoderamento através da possibilidade de gerar renda para as famílias por meio do seu trabalho”, explicou o coordenador do Mulheres do Vitorino Neto Lopes.