Pesquisa de satisfação mostra opiniões da população sobre os serviços públicos em Riacho das Almas

Prefeitura Municipal divulga os resultados da pesquisa de satisfação, refletindo a opinião dos cidadãos sobre os serviços prestados no município.

A Prefeitura Municipal de Riacho das Almas divulga os resultados de uma abrangente pesquisa de satisfação realizada com a população do município. A pesquisa, que englobou 20 questões sobre diversos serviços públicos, teve/têm como objetivo, avaliar o grau de satisfação da comunidade e identificar áreas que necessitam de aprimoramentos.


Como você avalia o atendimento da Ouvidoria Geral Municipal?

O atendimento da Ouvidoria Geral Municipal foi avaliado positivamente por 44,9% dos participantes, demonstrando a eficiência e o comprometimento da equipe em lidar com as demandas dos cidadãos. Enquanto 22,9% não sabe ou não utiliza o serviço.

Como você avalia o serviço de coleta de lixo em seu bairro/município?

No que diz respeito ao serviço de coleta de lixo, a pesquisa revelou uma avaliação satisfatória, evidenciando que a população está satisfeita com a regularidade e eficácia do serviço em seu bairro/município. Onde 53,5% avaliam como ótimo, e 30,7% avaliam como positivo.

Como você avalia o serviço de conservação de limpeza das ruas em seu bairro/município?

O serviço de conservação de limpeza das ruas também obteve boa avaliação, indicando a preocupação da administração municipal em manter as vias limpas e conservadas. 48% dos respondentes avaliam como ótimo, 29,1% avaliam como bom.

Como você avalia o serviço de conservação de praças e canteiros em seu bairro/município?

As praças e canteiros do município também receberam avaliações positivas, mostrando o reconhecimento dos moradores quanto ao zelo e manutenção desses espaços públicos. Nesta perspectiva, 81% dos respondentes avaliam de modo positivo.

Como você avalia o serviço de iluminação pública de seu bairro/município?

A iluminação pública recebeu destaque na pesquisa, com a maioria dos participantes demonstrando satisfação com a qualidade do serviço, o que contribui para a sensação de segurança nos bairros/município. 26,8% consideram como ótimo, enquanto 30,7% consideram como bom, e, 22% consideram como regular, o que totaliza um percentual de 78,5% sobre essa percepção.

Como você avalia a questão de segurança pública em seu bairro/município?

Em relação à segurança pública, a pesquisa refletiu opiniões diversas, com uma parcela da população expressando satisfação e outra destacando a necessidade de investimentos adicionais nessa área. O maior percentual concentrou-se em 37,8% para regular, 22% como bom, e 12,6% como ruim.

Como você avalia o atendimento no setor de Tributos da Prefeitura (IPTU, ISS, ITBI, Alvará)?

O atendimento no setor de Tributos da Prefeitura também recebeu avaliações diversas em alguns aspectos, e a pesquisa apontou para a importância de melhorias na agilidade e eficiência desse serviço. 30,7% avaliam como regular, e 24,4% afirma não saber ou não utilizar o serviço.

Como você avalia o atendimento nas Unidades de Saúde da Família?

As Unidades de Saúde da Família obtiveram avaliações variadas, mostrando a relevância de aprimoramentos para garantir um atendimento de qualidade à população. 33,9% considera bom, 32,3% ótimo e 20,5% regular.

Como você avalia o atendimento no Hospital em seu município?

O atendimento no Hospital do município foi avaliado de maneira geral como satisfatório, mas a pesquisa indicou oportunidades de melhorias para otimizar os serviços oferecidos. 30,7% consideram o atendimento como bom, enquanto 28,3% consideram regular, e, 22% ótimo; totalizando 81%.

Como você avalia as estruturas físicas e os serviços prestados das escolas do seu bairro/município?

As escolas do bairro/município receberam avaliações positivas, destacando a infraestrutura e o ensino oferecido pela rede pública. 41,7% avaliam como ótimo e 29,9% avaliam como bom.

Como você avalia as estruturas físicas e os serviços prestados das creches do seu bairro/município?

Em sequência as creches também foram avaliadas, as percepções contrastam-se positivamente quanto ao serviço ofertado. 38,6% avaliam como ótimo, 30,7% avaliam em bom e 10,2% em regular.

Como você avalia os serviços prestados pela Assistência social do seu bairro/município?

A Assistência Social e o Serviço do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) receberam boas avaliações, o que reforçam a importância desses serviços no amparo à comunidade. No que refere-se a Assistência social 59% avaliam como ótimo e bom. Já relacionado ao CCFV, 32,3% não sabe ou não utiliza o serviço.

Como você avalia os serviços prestados pelo Conselho Tutelar do Município?

Os serviços prestados pelo Conselho Tutelar foram avaliados de forma positiva, ressaltando sua relevância na proteção dos direitos das crianças e adolescentes do município. Ainda que 24,4% não sabe ou não utiliza o serviço, 26,8% avaliam como bom, e, 18,1% avaliam como ótimo.

Como você avalia os serviços de aração de terras prestados pela Secretaria de Agricultura do Município?

A Secretaria de Agricultura, responsável pelos serviços de aração de terras, teve uma avaliação satisfatória, mas a pesquisa também evidenciou sugestões para otimizar o atendimento aos agricultores locais. 44,1% consideram os serviços como bom e/ou ótimo.

Como você avalia os serviços de recuperação de vias/estradas de terras prestados pela Prefeitura Municipal em seu bairro/município?

Quanto à recuperação de vias/estradas de terra, a pesquisa refletiu opiniões diversas, os dados podem ser utilizados para implementação de melhorias nessa área. 20,5% avaliam como ótimo, enquanto 13,4% avaliam como péssimo.

Como você avalia as informações contidas no site da prefeitura?

As informações contidas no site da prefeitura foram bem avaliadas, indicando a importância de manter uma comunicação transparente e eficiente com a população. 66,9% avaliam como ótimo e bom.

Como você avalia a situação da conservação das ruas do seu bairro/município?

A situação da conservação das ruas do bairro/município foi avaliada de forma mista, ressaltando a necessidade de atenção contínua a esse aspecto. 26% avaliam como ótimo, e, 26% avaliam como regular.

Como você avalia o atendimento referente a análise e aprovação de projetos, habite-se e alvará de construção do seu município?

O atendimento referente à análise e aprovação de projetos, habite-se e alvará de construção também recebeu percepções diversas. 32,3% não sabe ou não utiliza o serviço, enquanto 18,9% consideram ótimo e 21,3% bom.

Qual seu nível de satisfação com a transparência no município?

E por fim, foi avaliado o nível de satisfação com a transparência no município foi avaliado de maneira geral como positivo, o que ressalta a importância contida na transparência das ações governamentais. 40,2% consideram como ótimo, e, 30,7% como bom; totalizando o percentual de 70,9%.


Os dados descritos foram extraídos do período de 2 (dois) dias consecutivos após a divulgação do questionário de avaliação; o percentual completo dos 127 respondentes está disponível aqui. A pesquisa de satisfação segue aberta através do site da Prefeitura municipal, você pode responde-la clicando aqui.

A Prefeitura de Riacho das Almas agradece a participação de todos os cidadãos respondentes da pesquisa, e ressalta a importância do diálogo como fundamental para construir uma cidade cada vez mais eficiente e alinhada com as necessidades de seus moradores.